1ª Corrida da Reforma – 500 Anos

No último dia 29 de outubro do corrente ano, aconteceu na cidade de Campina Grande/PB a primeira edição da Corrida da Reforma – 500 Anos. Tal evento marcou o calendário de comemorações na cidade referente aos 500 anos da Reforma Protestante como sendo um evento voltado a incentivar a prática de atividade física aos atletas profissionais e amadores da região, promovendo a melhoria da qualidade de vida e bem estar à saúde dos participantes.

O evento recebe esse nome em memória ao fato histórico ocorrido em 1517 na cidade de Wittenberg, por intermédio do monge Martinho Lutero, quando publicou as suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Essas teses continham princípios que iam de encontro com as práticas da Igreja Apostólica Romana da época.

A corrida teve largada pontualmente às 07h30min ao lado do Parque da Criança, em frente ao Posto de combustível São Luís, no bairro do Catolé. Se fizeram presente no evento, um público de mais de 300 pessoas entre atletas e terceiros. Largaram primeiro os deficientes cadeirantes e logo após as demais categorias, que no caso foram o geral (masculino e feminino), idosos e especial não cadeirante. Os atletas percorreram algumas ruas e avenidas importantes da cidade de Campina Grande, completando um percurso de 6 km.

 

Como premiação, os cinco primeiros atletas da categoria Geral (masculino e feminino) receberam troféus e brindes, além dos três primeiros que receberam também premiação em dinheiro: duzentos reais para o primeiro colocado, cem reais para o segundo e cinquenta reais para o terceiro lugar. Vale destacar que o vencedor, tanto na modalidade feminino como masculino da categoria Geral, receberam, cada um, uma cortesia de três meses grátis em uma clínica de pilates parceira do evento. Os três primeiros atletas da categoria Deficiente Cadeirante, Idoso e Especial Não Cadeirante receberam troféus e brindes. Todos os atletas inscritos que completaram a prova receberam medalhas.

Na categoria geral masculino, quem levou a melhor foi Silvio Agostinho da Silva Filho com um tempo de 18’02’’. Já na categoria geral feminino a vencedora foi Micaellen Pricila de Oliveira que completou a prova em 21’20’’. Vale ressaltar que ambos fazem parte da equipe de corrida Guerreiros do Sertão. O primeiro colocado na categoria especial não cadeirante foi Osimael Palmeira dos Santos, com um tempo de 21’49’’ e representando bem a equipe VO2. Já na categoria deficiente cadeirante o primeiro lugar ficou por conta da equipe Alpa Mexa-se, com o atleta Charlles Juliann Lopes de M. Sousa, que completou a prova em 31’17’’, sendo mais um exemplo de superação e de que não há barreiras para os sonhos de quem almeja vencer. José Germano dos Santos foi o atleta mais rápido na categoria idoso, demonstrando que não há idade para os amantes de corrida de rua. O atleta da equipe VO2 completou o percurso em 25’05’’.

Mais de 20 pessoas trabalharam na organização e apoio logístico da primeira edição da Corrida da Reforma. Estavam à disposição dos atletas mais de 1000 copos de água durante o percurso e também no final da prova, ofertando o melhor para a hidratação pós-corrida. Ao final da prova foi distribuída uma grande variedade de frutas, picolés e rapadura, além de vários sorteios de brindes para todos os atletas inscritos na corrida. Havia equipe de fotógrafos espalhados pelo percurso, local estratégico para ambulância, batedores motorizados acompanhando os primeiros colocados, aparato de sinalização da corrida durante todo o trajeto, representantes da segurança pública estadual oferecendo segurança no local e profissionais de educação física para assessoria e apoio dos atletas.

Como avaliação da Corrida da Reforma, Juarez Simão, o coordenador do evento, retratou os números positivos: “Sendo nossa primeira corrida, podemos destacar que foi um sucesso. Tivemos um bom público presente, com mais de 350 atletas e mais de 20 equipes de corrida presentes, o que nos deixa muito satisfeitos, principalmente porque percebemos a confiança dos próprios corredores. Ao final da corrida, vários atletas chegaram pra gente trazendo inúmeros elogios, o que demonstra a aprovação do público e nos incentiva a buscar melhorias para os atletas na próxima edição”, concluiu.

Allessio Alves da Silva

Confira as imagens da corrida:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *