“Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1ª Cor. 2:16c)

Durante esses dias, a 21ª edição do Encontro da VINACC invadiu os nossos corações com o tema “A prioridade do Reino”, pois o foco dos seminários, das mensagens, das pregações devocionais, enfim; tudo convergiu para que o povo de Deus, e todos nós vivêssemos:”Buscai em primeiro lugar o reino de Deus…” Embora estejamos conscientizados desse posicionamento e comportamento, quanto a essa verdade, na realidade, na maioria das vezes, na prática, nos renegamos quando deixamos as coisas pertinentes ao Reino de Deus em 2º lugar, e em certas circunstâncias, ”deixamos prá lá!”

O tema desse encontro gigante foi além das perspectivas, a exemplo do público que participou do seminário, realizado em nosso santuário sobre “depressão”. Diga-se de passagem, que o público superlotou o nosso templo, que inclusive, gente sentado no chão e até no púlpito, coisa nunca vista! Mas, o que mais me chamou a atenção foi tudo o que precisavamos ouvir e aprender a respeito da depressão. O Rev. Wilson Porte, possivelmente, será o orador da Conferência Teológica em 2020; ele fez uma valiosíssima exposição histórica, bíblica e contemporânea sobre as causas da depressão, os efeitos desastrosos dessa doença e como ela escraviza, podendo levar os portadores dessa patologia, a morte. Esse mal pode atingir todas as camadas sociais, por sinal, levando até pastores ao suicídio.

Mas, o que ficou muito claro é que a gente tem a mente de Cristo, então a reação comportamental do cristão, temente a Deus, é sair dessa situação e reverter todos esses sintomas depressivos em lições positivas que poderão nos levar a pensar, a agir e a superar o transe através de um tratamento terapêutico, ou por meio da oração, ou finalmente, buscando vencer as dificuldades que motivam a depressão, evitando se instalar em nossos corações, ao colocarmos Deus como prioridade em nossas vidas e em nossos corações, mesmo diante de perdas, doenças, acidentes, ou outros danos, por maiores que sejam. Deus deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas, como já disse Jesus:”Buscai em primeiro lugar…”

Para que estejamos imunizados, ou, num certo sentido “blindados” contra o fantasma da depressão, é  mister buscarmos a mente de Cristo, e fazermos o seguinte exercício diariamente; memorize e trabalhe até que ponha em prática, essas palavras: Filipenses 4:8. Que Deus nos ajude a pormos isso em prática e assim sendo, seremos possuídos pela mente de Cristo. Amém!

 

Pr. João Bôsco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *